Mercopar 2024 – 15 a 18 de outubro de 2024, das 13h às 20h.

Notícias

Tratamento de resíduos sólidos é vantagem competitiva

Tratamento de resíduos sólidos é vantagem competitiva

GerenciamentoResiduosPalestraMercopar

Caxias do Sul/RS – Ainda é pequeno o número de empresas preocupadas com a questão ambiental e que estão, efetivamente, dispostas a praticar a cultura da sustentabilidade. “E não deveria ser assim”, afirma o consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS), Valter Tavares Nunes. Ele coordenou a palestra “Resíduos sólidos como vantagem competitiva”, realizada nesta terça-feira (6), durante o primeiro dia da Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que acontece durante a semana no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.

De acordo com Nunes, quando se fala em resíduos é preciso conhecer bem o processo e os materiais que chegam até a indústria: matéria-prima, insumos, energia, dentre outros. “E uma empresa que não gerencia os seus resíduos não é uma empresa competitiva. Esses resíduos irão se tornar um problema. O responsável pela gestão ambiental dentro da empresa não pode ser apenas uma pessoa, mas sim todos os colaboradores”, explica o consultor. Segundo ele, é necessária uma mudança cultural se quisermos ter uma visão crítica e seguir para o caminho da sustentabilidade. “Muitos empresários pensam no que é mais rentável. E isso tem que mudar. A prevenção, com certeza, é a melhor opção”, acrescenta ele.

Existem iniciativas no Brasil para tornar as ações sustentáveis mais atrativas. Retirada do IPI sobre os produtos reciclados, o Portal de Contratações Públicas Sustentáveis e iniciativas para a construção sustentável são algumas delas, segundo o consultor. Nesta quarta-feira (07) os visitantes e expositores da Mercopar poderão acompanhar mais duas palestras, que abordarão os temas “Sustentabilidade: Um planeta de oportunidades”, das 15h às 16h30min, e “Comportamento empreendedor”, das 19h às 20h30min.

A Mercopar conta com uma variada programação ao longo de seus quatro dias, em que o objetivo é aproximar fornecedores e compradores, incentivar e divulgar novas tecnologias e o desenvolvimento de produtos inovadores. A feira é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.

De Zotti – Assessoria de Imprensa – Foto: Eduardo Rocha /Divulgação/Mercopar

fechar

Seja um expositor