Salão de Inovação na Mercopar apresenta trajetórias de sucesso
Compartilhe:
Para a empresa SAP, cada integrante deve ser considerado no processo de inovação
Como a SAP Labs Latin America inova, juntamente dos seus 1.300 colaboradores, foi o assunto do painel Cultura da Inovação, com o head de Inovação Matheus Portela Souza, no segundo dia (02) de Mercopar, em Caxias do Sul. Segundo ele, o Brasil está muito atrás da Ásia, Europa e América do Norte em se tratando do tema. “E não é por falta de criatividade. O problema é que o nosso processo é muito lento. É preciso inspiração para inovar. Não adianta colocar um grupo de pessoas trancadas em uma sala e esperar que horas depois eles tenham inovado”, afirma ele.
Para Souza, cada integrante, dentro de uma empresa, deve ser considerado no processo de inovação. “A empresa deve trabalhar, primeiramente, com as pessoas que já possui. Há perfil de inovadores que têm ideias e outros que não trazem ideias, mas entendem de projetos e as executam e testam muito bem. E as pessoas precisam estar motivadas. Às vezes ela nem sabe que pode inovar”, pontuou ele.
Souza explica que é muito comum os gestores massacrarem inovadores com frases como “Alguém já está fazendo isso. Isso não vai dar certo. Já tentaram fazer isso e não funcionou. Isso não é o seu trabalho”. Na visão do head, três fatores devem ser levados em conta na hora de inovar: o desejo humano, a viabilidade econômica e a tecnologia. “Além disso, inovar deve ser o trabalho de todos na equipe, não só de alguns. É preciso sair do planejamento e executar, fazer muito teste, pensar qual é o processo de inovação dentro da empresa e para onde vai a ideia, informar os colaboradores e valorizar o que está sendo feito para que se apropriem”, conta ele.
A SAP Labs Latin America está instalada em São Leopoldo/RS desde 2006. Iniciou como uma startup com 22 funcionários em uma sala de aula. Em 2009, recebeu um aporte de R$ 30 milhões e hoje atende toda a América Latina. Entre 2020 e 2021 a empresa receberá um novo aporte que a fará crescer ainda mais.
De Zotti Comunicações
Foto: Cleiton Thiele