Mercopar 2024 – 15 a 18 de outubro de 2024, das 13h às 20h.

Notícias

Painel na Mercopar debate os desafios da indústria brasileira no contexto global

Painel na Mercopar debate os desafios da indústria brasileira no contexto global

Marcos Prado Troyjo e Oliver Stuenkel dividiram o palco do Espaço Futuro em um dos destaques da programação da feira deste ano

Um dos pontos altos da Mercopar deste ano, o painel “Competitividade da Indústria no Brasil” reuniu o presidente do The New Development Bank (NDB) – Novo Banco de Desenvolvimento – (NDB), com sede em Xangai (China), o paulista Marcos Prado Troyjo, e professor da Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Oliver Stuenkel, em uma das principais agendas do terceiro dia da feira (20/10), no Espaço Futuro. Na pauta, os desafios da indústria brasileira para inserção em cadeias globais de valor.

“Levando em conta o volume de exportações chinesas, nos próximos anos podemos acumular o valor macroeconômico de cerca de seis reformas da previdência. O Brasil tem chance de acumular robustos dividendos das exportações”, destacou o presidente do NDB. Criado em 2014, a instituição financeira possui uma atuação voltada ao desenvolvimento das economias dos Países que compõem o BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e, mais tarde, África do Sul. O intuito é que a instituição ajude a financiar obras que contribuam para o crescimento destes países.

Já a fala de Stuenkel foi marcada por um tom mais político e social, algo que, segundo o especialista, deverá ganhar ainda mais relevância dentro do mundo do trabalho. “As tensões crescentes farão com que as empresas precisem ter grande resiliência geopolítica, algo que não fazia sentido há 10 anos, pois se tinha sensação de segurança. O Brasil deve honrar sua longa tradição de manter relações com a maior parte das economias do mundo”, disse.

Com forte experiência em pesquisas ligadas à geopolítica internacional e ênfase em potências emergentes como Brasil, Índia e China, Stuenkel é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. No campo das publicações, é autor de obras como BRICS e o Futuro da Ordem Global (Paz e Terra, 2017) e O Mundo Pós-Ocidental (Zahar, 2018).

Foto: Eduardo Rocha / Mercopar

Mercopar 2022

Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de indústria e inovação da América Latina será realizada de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A 31ª edição da Mercopar terá quatro dias de programação e incorpora 60% a mais de área útil em relação ao espaço ocupado no ano anterior. O evento multissetorial contará, ao todo, com 32 mil metros quadrados para receber expositores e visitantes com foco na geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metal mecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. A feira conta com o patrocínio ouro de Sicredi Pioneira, patrocínio master das Empresas Randon, patrocínios Banrisul, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS. Além dos apoios: ABIMAQ, BRDE, Marcopolo e Trashin.

Mais informações: www.mercopar.com.br
Siga nas Redes Sociais: @mercopar

fechar

Seja um expositor