Mercopar 2024 – 15 a 18 de outubro de 2024, das 13h às 20h.

Notícias

Óleo orgânico é a aposta da Eco Mach nesta edição da Mercopar

Óleo orgânico é a aposta da Eco Mach nesta edição da Mercopar

Eco Mach 1 - MERCOPAR 2015 - SEBRAE RS - Giovani Vieira Fotografia

Caxias do Sul/RS – Diante do atual cenário econômico do país, a Eco Mach, de Caxias do Sul/RS, vem estimulando o empresariado do setor metalmecânico a otimizar suas atividades em pelos menos três frentes: financeira, meio ambiente e saúde do trabalhador. A empresa lança na Mercopar deste ano, Feira de Subcontratação e Inovação Industrial que acontece até a próxima sexta-feira (09) em Caxias do Sul, uma linha de óleos orgânicos– hidráulicos, lubrificantes, refrigerantes e pneumáticos – que, por não serem originados do petróleo, como os óleos minerais, não agridem o meio ambiente e nem atingem a saúde dos colaboradores. São os chamados óleos classe 2. Com isso, o empresário não tem necessidade de pagar insalubridade ao trabalhador.

Em sua quinta participação na Mercopar, a Eco Mach chegou aos óleos orgânicos depois de percorrer um interessante caminho de regeneração de óleos solúveis. Quando chegou à feira, há cinco edições, a empresa apresentou o primeiro equipamento regenerador de óleo solúvel. Com ele, é possível não somente reutilizar o óleo de suas máquinas, mas regenerá-lo. Ou seja, 95% do material que seria descartado passa por um processo que elimina os microorganismos e bactérias que contaminam o óleo solúvel durante seu uso. “Já tivemos clientes que economizaram quase 1 milhão de reais na compra de óleos em um ano”, assegura o diretor comercial da Eco Mach, Agenor Fortuna de Carvalho.

SUGESTÃO DE CLIENTES LEVOU AO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS – Foram os próprios clientes da Eco Mach que sugeriram a criação de óleos sustentáveis. No ano passado, a empresa apresentou na Mercopar o óleo orgânico feito a partir da casca do arroz. Depois de pesquisas e testes, chegou aos produtos desenvolvidos agora. “É uma nova forma de pensar e agir dentro de um ambiente industrial, há ganhos de todos os lados”, comenta o diretor, ao ressaltar que o cliente que usa o óleo fabricado a partir do petróleo ainda tem um grande gasto com o descarte do produto.

O foco da empresa é a região Sul do Brasil, onde busca desenvolver um sólido trabalho de acompanhamento e pós-venda. Por outro lado, Carvalho vislumbra a exportação tanto de equipamentos quanto de óleos. E, o mais interessante, é que os próprios óleos orgânicos também podem passar pelo mesmo processo de regeneração dos óleos minerais, com a vantagem da insalubridade. “Se há perda de propriedades, é só aumentar a emulsão de óleo”, afirma o diretor da empresa.

A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.

De Zotti – Assessoria de Imprensa – Foto: Giovani Vieira/Divulgação/Mercopar

fechar

Seja um expositor