Oficina de Design Thinking destaca empatia na busca por soluções
Compartilhe:
Caxias do Sul/RS – Apaixonada por trabalhar em processos que transformem as pessoas para geração de resultados nas organizações, a publicitária Caroline Bücker ministrou a oficina de Design Thinking no espaço do SEBRAE/RS na tarde de quarta-feira (07), durante a Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que está sendo realizada esta semana no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. Diretora da Idealiza Tools&Methods, ela conta com entusiasmo que descobriu nessa ferramenta a melhor maneira de colocar em prática as ideias que estimulam discussões acerca da solução de problemas dentro das empresas.
O Design Thinking é uma metodologia criativa multidisciplinar baseada na empatia e troca de ideias para solucionar problemas. Durante a oficina na Mercopar, Caroline reuniu pessoas de diferentes empresas e áreas de atuação em torno de um problema real para que descobrissem uma solução. Os participantes foram desafiados a solucionar uma grande questão dentro de um escritório de Contabilidade, ligado à elaboração de Imposto de Renda. “Várias visões diante de um mesmo problema é o começo para a solução. A divergência nesse ponto é muito saudável porque, aos poucos, ela vai se transformando em convergência, até que a solução completa apareça”, explica Caroline.
ESTÍMULO AO PENSAMENTO NÃO-LINEAR – Os participantes são estimulados a não censurarem as ideias e propostas dos colegas. A partir disso, também conseguem enxergar uma cadeia que, apesar de presente, muitas vezes não é detectada: a visão do usuário ou cliente e da empresa. “O que acontece é um estímulo ao pensamento não-linear, o ser humano não está acostumado a pensar dessa forma, mas quando propomos essa desconstrução, a criatividade flui de maneira que muitos sequer imaginam ser possível”, afirma a diretora da Idealiza, credenciada do SEBRAE/RS.
Essa realidade apresentada na oficina da Mercopar se reflete nas empresas de maneira muito prática, de acordo com Caroline. Enquanto que na feira participam pessoas de diferentes profissões, em uma empresa são chamados representantes de diversos setores para olharem para um mesmo problema. “É essa diversidade que faz do Design Thinking algo tão fabuloso”, comenta Caroline, ao ressaltar que o grande propulsor desse processo é a empatia. Quando as pessoas são capazes de se colocar no lugar do outro, a criatividade flui, diz ela. “Logo, a solução está bem próxima.”
A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.
De Zotti – Assessoria de Imprensa – Crédito: Giovani Vieira/Divulgação/Mercopar