Mercopar começa nesta terça-feira com mais de 500 expositores
Compartilhe:
Maior evento de Subcontratação e Inovação Industrial da América Latina segue até sexta-feira em Caxias do Sul
Caxias do Sul/RS – O potencial inovador da indústria brasileira, especialmente das micro e pequenas empresas, estará em evidência durante a 23ª edição da Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que se inicia nesta terça-feira, 30 de setembro, e segue até 3 de outubro, em Caxias do Sul. Mais de 500 expositores vão apresentar suas novidades nas áreas de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais, junto ao Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva. Estarão na Serra Gaúcha empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, bem como da Alemanha, Argentina, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Índia, Portugal e Turquia.
IMPORTÂNCIA – O presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, destaca a importância da Mercopar como um polo fantástico de negócios para o setor industrial. “É um espaço que cresce a cada nova edição, apresentando o poderio da indústria do Rio Grande do Sul. Na feira, não apenas as grandes empresas apresentam seus produtos, mas, especialmente, as indústrias de micro e pequeno porte são contempladas com uma oportunidade ímpar de apresentar suas novidades, ampliar sua competitividade, valorizar e consolidar seus produtos”, lembra Koch. Ele valoriza também o fato de a Mercopar ser uma das maiores feiras de subcontratação e inovação industrial em nível mundial, criando um ambiente adequado ao crescimento e à inovação constantes. “A feira tem cumprido, desde 1992, o objetivo de ser uma grande vitrine de negócios da América Latina, com um perfil absolutamente dinâmico e atualizado”, reforça ele.
De acordo com a pesquisa de satisfação realizada junto aos expositores na edição de 2013, 54% participaram da feira com o objetivo de ampliar o número de clientes e 93% consideraram o evento bom ou ótimo para esta finalidade. Outro índice importante apontou que 83% dos entrevistados afirmaram que o evento atendeu ou superou suas expectativas.
A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações sobre o evento, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.
ABERTURA TERÁ PALESTRA COM O ECONOMISTA ROBERTO GIANNETTI DA FONSECA – Atenta aos assuntos que interessam diretamente à classe empresarial, a Mercopar contará com a presença daquele que é considerado um dos mais renomados economistas do País na atualidade. Roberto Giannetti da Fonseca fará a palestra de abertura do evento, sobre o tema “Competitividade: riscos e desafios de um mundo sem fronteiras”. Ex-Secretário Executivo da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), órgão vinculado a Presidência da República (Governo FHC), Giannetti da Fonseca foi presidente da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior e exerceu o mandato de Diretor Titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP de 2004 até 2013. Atualmente preside as empresas Brasilis Comércio Exterior S.A., Mineração São Francisco de Assis Ltda., Brex Group Ltd., e Brasilis/Kaduna Consultoria e Participações Ltda.
A palestra será realizada às 18h30min desta terça-feira (30), e significa uma oportunidade importante de atualização para expositores e visitantes da Mercopar. O assunto a ser abordado foi escolhido tendo em vista a necessidade de informação que as empresas de todos os portes, inclusive as micro e pequenas, precisam ter com relação à competitividade, ainda mais em tempos de total globalização.
De Zotti – Assessoria de Imprensa