Mercopar apresenta novidades e muitas oportunidades de negócios
Compartilhe:
Evento começou nesta terça-feira com muita movimentação em Caxias do Sul
Inovação, conhecimento e oportunidades variadas de negócios atraíram um bom público logo no primeiro dia da 25ª Mercopar, Feira de Subcontratação e Inovação Industrial que começou nesta terça-feira, 4 de outubro, em Caxias do Sul. Com a presença de aproximadamente 300 expositores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além da China, o evento apresenta as novidades dos setores de automação industrial, borracha, eletroeletrônica, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais até a próxima sexta-feira (07), sempre das 14h às 21h. São esperados cerca de 15 mil visitantes nos quatro dias da feira.
“As empresas têm demonstrado que estão trabalhando cada vez mais tecnologia e processos inovadores. A Mercopar é um ambiente não só de negócios, mas que pode contribuir efetivamente para a melhoria da eficiências das empresas”, ressalta o diretor Técnico do SEBRAE/RS, Ayrton Pinto Ramos.
INDÚSTRIA 4.0 – Para quem visita a feira, um dos principais enfoques é a disseminação do conhecimento sobre a Indústria 4.0. Também chamada de 4ª Revolução Industrial, as ações realizadas durante a feira vão explicar como os conceitos da Indústria 4.0 podem ser aplicados junto às empresas. Este processo engloba inovações em automação, controle e tecnologia da informação com aplicação em processos de manufatura. Proporciona troca de dados utilizando conceitos ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem, facilitando uma visão e execução de fábricas mais inteligentes, onde suas estruturas de produção são moduladas e conectadas com dados circulando de forma online, se auto ajustando conforme a necessidade da produção. “A feira tem também este papel, de disseminar o que está acontecendo em nível mundial”, destaca o diretor-geral da Hannover Fairs Sulamérica, Valério Regente.
Foi justamente com o foco na inovação que André Schaan Casagrande, diretor da Globo Engenharia, de Porto Alegre, visitou o evento pela quinta vez. “A feira em si tem este propósito, de apresentar novidades. Vemos pessoalmente produtos, catálogos e o que tem de mais atual no momento para o nosso setor e, ao mesmo tempo, mantemos contatos com fornecedores. Aqui começam relações e parcerias que podem durar anos”, explica.
Também frequentando a Mercopar há bastante tempo, Evaldo Éverton, representante da Vector Assessoria, com sede em Caxias do Sul, empresa na área de projetos de engenharia mecânica, automação e segurança de trabalho, tem como objetivo aumentar as parcerias comerciais com clientes e fornecedores. Ele também busca tecnologias novas com custo atrativo e que possam gerar negociação. “Acredito que dentro da feira, com toda esta movimentação, podemos até conseguir preços melhores que no dia a dia e, normalmente, nossos objetivos são alcançados com sucesso. Estou com uma expectativa positiva,” observa.
Dario Vivian, representante da italiana Timat Service, empresa que trabalha na área de logística internacional, é outro frequentador assíduo da Mercopar. Parceiro do SIMECS (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul), tem como finalidade prospectar mais clientes que queiram usar a tecnologia italiana em suas empresas, através de importações. Para ele, a entrada desta tecnologia ajuda na competitividade, na qualidade, além de oferecer produtos mais em conta para o setor. “Confio na indústria brasileira e aquelas que estão aqui têm tudo para obter sucesso apesar deste momento um pouco adverso. Acredito que também nesta edição conseguirei bons contatos”, finaliza.
RODADAS DE NEGÓCIOS – O Projeto Comprador da Mercopar, que reunirá empresas compradoras de médio e grande porte, terá início nesta quarta-feira. Esta é considerada uma grande oportunidade para mais de 200 expositores inscritos nas Rodadas de Negócios, que agendaram reuniões de acordo com as suas áreas de interesse. Nos dois dias de realização deste projeto serão realizadas 1.400 reuniões, número semelhante ao do ano passado.
Informações adicionais sobre a Mercopar podem ser acompanhadas pelo site www.mercopar.com.br . A realização é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e da Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG.
Fotos: Mercopar: evento segue até a próxima sexta-feira, reunindo cerca de 300 expositores
Crédito: Eduardo Rocha/Divulgação/Mercopar
De Zotti – Assessoria de Imprensa