Marcopolo Next está presente na Mercopar com tecnologias de biossegurança
Compartilhe:
Parceira da Feira, a empresa traz inovações desenvolvidas para o combate a Covid-19
A Marcopolo Next, junto ao Instituto Hélice, é parceira na realização da 29ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial. Na Feira, a empresa ofereceu, por meio de três tecnologias de biossegurança desenvolvidas neste ano em Caxias do Sul/RS, possibilidades de verificação de uso de máscaras, dispensers de álcool gel, desinfecção de ambientes e exibição de ônibus equipado com medidas de segurança.
Uma das tecnologias é o totem de autoatendimento Safe Check-in, que está equipado com leitor de temperatura e dispensers de álcool gel. O equipamento atua também na validação das credenciais da Mercopar por meio de um QR Code e na verificação do uso de máscara, por meio de reconhecimento facial. Já o sistema FIP SPACES realiza a desinfecção de ambientes em cerca de 10 minutos, evitando a disseminação de vírus e bactérias. O aparelho utiliza nanotecnologia para promover a dissipação de névoa seca em todo o interior do ambiente.
Por fim, a Mercopar conta com a exposição de um ônibus da Marcopolo equipado com a plataforma BioSafe – um conjunto de soluções desenvolvido pela Marcopolo Next para evitar contaminações por vírus e bactérias no interior dos veículos. Entre as modificações voltadas à proteção dos passageiros, o modelo apresenta o distanciamento seguro de poltronas, dispostas em três fileiras individuais, que substitui as tradicionais duplas de assentos, revestimentos das cadeiras e cortinas em tecido antimicrobiano, desinfecção do ar-condicionado por meio de lâmpadas UV-C, entre outros acabamentos internos.
A Marcopolo Next, criada há um ano, está voltada para o futuro da mobilidade e segue o conceito de company builder – uma divisão essencialmente voltada para novos negócios, que desenvolve serviços e sistemas inteligentes que facilitem o deslocamento e a conexão das pessoas. De acordo com o Innovation Business Head da Marcopolo Next, Petras Amaral, a empresa atua para o desenvolvimento da região: “Junto ao Instituto Hélice, a Marcopolo Next tem trabalhado para construir um ambiente de inovação na Serra Gaúcha e colocar a região no mapa da inovação da América Latina”. Petras destaca ainda a importância da Mercopar no contexto atual: “Em um contexto de retomada como o que estamos vivendo em 2020, demonstrar a capacidade inovadora da indústria é essencial para movimentar o mercado”, destaca. Em um momento de retomada como o que estamos vivendo em 2020, demonstrar a capacidade inovadora da indústria é essencial para movimentar o mercado”.