Indústria debate os desafios do e-commerce em evento inédito na Mercopar
Compartilhe:
Maior encontro anual do setor na América Latina, Fórum Indústria Digital ganha versão customizada e pela primeira vez sai de São Paulo para estrear em Caxias do Sul
Atuar no ambiente digital ainda é um desafio para o setor industrial brasileiro, que começa a descobrir as oportunidades de negócios no e-commerce. Ancorada pela estratégia B2B, essa tendência vem ganhando cada vez mais força no País. De acordo com a empresa de analytics Boa Vista, as vendas online já representam mais de 40% do faturamento de 10% das indústrias. Para ajudar a entender essas e outras tendências, de forma inédita, Caxias do Sul vai receber uma versão customizada do Fórum Indústria Digital, realizado pelo E-Commerce Brasil – maior projeto nacional de fomento ao desenvolvimento do e-commerce, através da educação. Esta versão pocket do evento será realizada dentro da Mercopar 2022, em parceria com o Sebrae RS.
No dia 20 de outubro, nomes como Lucas Azevedo, head de marketplace da Juntos Somos Mais (maior rede de relacionamento do mercado da construção civil, parceria entre as empresas Tigre, Gerdau e Votorantim), Rafael Teixeira Noal (Sales and e-commerce leader da Weg) e Carol Moreno (especialista em e-commerce da Adobe) desembarcam nos pavilhões do Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva para aproximar a indústria do mercado online e compartilhar estratégias, cases, soluções, oportunidades e debater os novos caminhos da indústria no ambiente digital. O evento acontece no Espaço Inspiração, das 13h30 às 18h30.
Segundo Tiago Baeta, fundador do E-Commerce Brasil, o convite do Sebrae RS é “um casamento perfeito” para levar esse debate ao público certo. “Fizemos uma versão sob medida para a Mercopar, pois consideramos extremamente importante democratizar o acesso ao conhecimento técnico necessário, para que a transformação digital, tendo como ponto de partida o e-commerce, aconteça com excelência”, afirma.
E-commerce ganha confiança e preferência
A Coordenadora Estadual de E-Commerce do Sebrae RS, Daniele Guimarães, diz que as compras online, que já vinham em um ritmo crescente, se intensificaram ainda mais no período pandêmico, em razão das restrições. O e-commerce brasileiro cresceu 26,9% em comparação ao ano de 2020 e bateu recordes em 2021, segundo um estudo da Neotrust, empresa responsável por monitorar 85% do e-commerce do País. “O crescimento do setor e a confiança no digital passam a se refletir no comportamento das pessoas e em seu ambiente corporativo. Assim, as conveniências de comprar online ampliam a visibilidade do e-commerce B2B e B2C, motivando as corporações a ampliarem o olhar para esse canal”, avalia Daniele.
Em uma recente pesquisa independente sobre tendências de compradores B2B, a Sapio Research perguntou a mais de 1.200 empresas B2B em todo o mundo sobre suas preferências de compra atuais. O estudo revelou que o e-commerce é o meio mais popular entre os compradores B2B, sendo que 50% das empresas pesquisadas usam regularmente plataformas de e-commerce para fazer pedidos (contra 28% em 2019). Isso coloca o comércio eletrônico à frente do e-mail (45%), telefonemas (36%) e representantes de vendas (29%).
Segundo Daniele, o principal desafio para a indústria, um setor ainda muito tradicional, é a construção de uma presença digital que não rivalize com os outros meios de venda. “A adesão ao e-commerce B2B precisa ser pensada de maneira estratégica para evitar conflito e passar a compor com os canais tradicionais da empresa. Mas a eficiência na ampliação da capilaridade é indiscutível, possibilitando a entrada de dinheiro novo na corporação”, reforça.
Indústria de Bento Gonçalves vê faturamento crescer no online
A moveleira Movelbras, de Bento Gonçalves, é um exemplo de indústria que apostou no e-commerce e, desde então, vem ampliando faturamento. Em 2020, depois de 25 anos de atuação, os sócios Marcelo Anceski e Simone Anceski decidiram entrar de vez na digitalização e comercializar seus produtos (móveis infantis inspirados no método Montessori e móveis infanto-juvenis) direto para o consumidor por dois canais: uma plataforma de e-commerce dentro do site da empresa e marketplace. No B2B, atuam com venda direta e crossdocking (sistema de distribuição por meio do qual o produto comprado pelo cliente é despachado para um centro de distribuição ou instalação (armazém), de onde a mercadoria é expedida para o consumidor final). Hoje, as vendas online já representam 8% do faturamento total da empresa.
Simone lembra que, no início, os desafios foram imensos, desde entender as ferramentas digitais, as estratégias de vendas, as métricas, o comportamento do consumidor, gestão das redes sociais, SEO, LGPD e logística. Mas, segundo ela, os resultados superaram as dificuldades. “Ganhamos posicionamento e reconhecimento de marca e tudo o que aprendemos com esse universo das vendas no digital nos abriu muitas possibilidades”, afirma. Ela faz questão de frisar a importância da consultoria do Sebrae RS na trajetória digital da Movelbras. “Os ganhos em aprendizado que tivemos são imensuráveis”, destaca.
Mercopar 2022
Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de indústria e inovação da América Latina será realizada de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A 31ª edição da Mercopar retoma os quatro dias de programação e consolida sua expansão ao incorporar 60% a mais de área útil em relação ao espaço ocupado no ano anterior. O evento multissetorial contará, ao todo, com 32 mil metros quadrados para receber expositores e visitantes com foco na geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. A feira conta com o patrocínio das Sicredi Pioneira, Empresas Randon, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS. Em 2021, reuniu 346 expositores e gerou R$ 242 milhões em negócios, um crescimento de 75% em relação a 2020.
Mais informações: www.mercopar.com.br
Siga nas Redes Sociais: @mercopar