Indústria 4.0 foi debatida em palestra na Mercopar
Compartilhe:
Assunto amplamente falado nos corredores da Mercopar, a Indústria 4.0 também foi tema de palestra na quinta-feira (06), no Salão de Negócios. O diretor de Robótica da Sumig, Fábio Tiburi, falou da sua aplicação na Soldagem Robotizada. “O nome Indústria 4.0 é usado devido a quarta revolução industrial. Este termo é utilizado também na Europa. Dentro desta nova realidade podemos destacar a ‘internet das coisas’, que conecta máquinas e equipamentos à internet”, explica o diretor.
Segundo ele, a conectividade pode trazer diversos benefícios, como o gerenciamento remoto, o relatório de produtividade e custos, e a rastreabilidade. “Para quem gere a empresa, pode-se ter a confirmação de análise de investimento, podendo avaliar se o equipamento está dando a eficiência prevista. A Indústria 4.0 também tem o conceito de máquina falando com máquina. As empresas estão pensando fortemente nisso, para que as máquinas se conversem e tomem as medidas necessárias em casos de ajustes ou problemas que parem a produção”, explica Tiburi. Conforme o engenheiro, na integração entre equipamentos é importante adquirir produtos de uma mesma marca. “Isso para evitar problemas e ter uma garantia de eficiência maior”, complementa ele.
A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e Hannover Fairs Sulamérica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações sobre a Mercopar podem ser obtidas no site www.mercopar.com.br .
Fotos: Mercopar: Indústria 4.0 em evidência
Crédito: Eduardo Rocha/Divulgação/Mercopar
De Zotti – Assessoria de Imprensa