Seis executivos debatem logística e cadeias globais na 31ª Mercopar
Cuota:
Profissionais de compras da Marcopolo e da Randon falaram sobre a relação com os fornecedores
A 31ª Mercopar reuniu seis executivos para debater um tema importante para indústria: Logística e Cadeias Globais, em dois painéis, Oscar Tieppo Junior, coordenador de compras da Marcopolo; Marcos Bertin, gerente de compras corporativas e logística integrada das Empresas Randon; Luis Carlos Antônio Sacco, diretor geral da Valeo Climatização – Divisão Veículos Comerciais; Valério Menescal, diretor de operações do Aeroporto de Porto Alegre, pela Fraport Brasil; Rodrigo Velho, gerente comercial da Wilson Son na unidade de negócios do Tecon Rio Grande; e Celson Pellenz, CEO e único sócio da Irapuru Transportes, apresentaram práticas dos seus negócios.
Oscar Tieppo Junior relatou a forma como a Marcopolo lidou com a alta dos preços e a falta de matéria-prima durante a pandemia. “Nós entendemos de ônibus, quem entende de materiais é o fornecedor que trabalha com aquela matéria-prima, portanto, temos que deixar que ele sugira, aponte possibilidades. Temos essa cultura aqui na Marcopolo, costumamos ouvir os nossos fornecedores, para que eles construam a solução conosco”, ressaltou.
A relação com os fornecedores também foi um dos destaques da fala de Marcos Bertin. Segundo ele, a Randon procura fazer mais negócios com menos fornecedores. “Oferecendo mais negócios para o fornecedor, ele fatura mais, pode investir, apostar em tecnologia e oferecer um produto melhor. Como eu o estou provendo, ele também me recompensa com custos menores, e assim todos ganhamos”. Bertin ressaltou ainda que, para a Randon, a segurança vem em primeiro lugar ao escolher um fornecedor: “Somos chatos, então entregamos o Manual de Requisitos e afirmamos que, depois de ler, se ele não desistir de fornecer para a Randon, podemos conversar”, resumiu.
Mercopar 2022
Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de indústria e inovação da América Latina será realizada de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A 31ª edição da Mercopar terá quatro dias de programação e incorpora 60% a mais de área útil em relação ao espaço ocupado no ano anterior. O evento multissetorial contará, ao todo, com 32 mil metros quadrados para receber expositores e visitantes com foco na geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metal mecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. A feira conta com o patrocínio ouro de Sicredi Pioneira, patrocínio master das Empresas Randon, patrocínios Banrisul, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS. Além dos apoios: ABIMAQ, BRDE, Marcopolo e Trashin.
Mais informações: www.mercopar.com.br
Siga nas Redes Sociais: @mercopar