Energia solar será um dos destaques da Fronius na Mercopar
Compartilhe:
Máquinas menores para o processo de soldagem também estarão em evidência na feira
Caxias do Sul/RS – A Fronius, que tem sede em São Bernardo do Campo/SP, participará da Mercopar deste ano apresentando soluções inovadoras e de alta performance em energia solar e em soldagem.
Para o setor de solda, a grande novidade são as máquinas pequenas e resistentes, desenvolvidas para o consumidor final com produtos de até 350 A (amperes). As Transpocket 150 e Transpocket 180 (foto ao lado) possuem um design moderno e ergonômico, além de serem mais eficientes e fáceis na operação. Por dispor de uma construção elétrica do tipo inversora tem um aproveitamento de mais de 90% de energia em relação ao extraído da tomada e entregue durante a soldagem. Por este motivo, também pode ser ligada em qualquer tomada doméstica, industrial ou até mesmo em um pequeno gerador, sem causar sobrecarga na rede.
De acordo com o gerente da Unidade de Solda, Claudio Sá, estas máquinas por serem inversoras, garantem as características perfeitas de soldagem para diversos tipos de eletrodos, propiciando regulagem mais rápida e precisa. “Como resultado, a máquina oferece mais facilidade na abertura de arco, menos respingos além um arco voltaico extremamente estável” explica.
PRATICIDADE – Estas ferramentas são ideais para aplicações que requerem mais praticidade, mobilidade e precisão. Ela é leve, portátil, robusta e única disponível no mercado que solda eletrodo celulósico, muito usado para soldagem onde a penetração é muito importante e a as inclusões de escória são indesejáveis. Dispõe de uma tecnologia chamada Arc Force, que permite o aumento ou a redução automaticamente da amperagem, com objetivo de manter o arco aberto estável. O Transpocket também pode ser utilizado com o TIG (processo de soldagem a arco elétrico entre um eletrodo não consumível de tungstênio e a peça de fusão com proteção gasosa).
Já a Magic Wave é uma Fonte Inversora AC/DC com alta frequência que possibilita a soldagem de inúmeros tipos de materiais (aço, carbono, inox, alumínio, cobre, latão, galvanizados, etc).
A tecnologia Active Wave aumenta a rentabilidade, principalmente, por dispor de um sistema totalmente digitalizado. Dentre diversos benefícios, destacam-se: redução do ruído de trabalho; permite alguns recursos especiais na fonte; garante alta qualidade no cordão de solda, nível de ruído muito baixo, além de inúmeras possibilidades de ajustes do processo e recursos do equipamento, como a soldagem com frequência de pulso. Equipamento com modelos para faixas de corrente de até 500 Amperes nas versões monofásica (220V) e trifásica (220/380/440V).
SISTEMA MÓVEL DE SOLDAGEM – Uma máquina que promete qualidade e eficiência é a Flextrack 45, sistema móvel de soldagem que pode ser usado em propriedades metálicas. O modelo abrange diversos setores como: construção naval, soldagem em tanques e em tubulações a partir de 200 mm; na indústria metalmecânica e inclusive para cortes. Por ter um sistema compacto, suas aplicações podem ser realizadas na horizontal e na vertical. O grande diferencial, de acordo com Sá, é a precisão e a universalidade do sistema, que possibilitam a interface com nossas fontes de soldagem. “É possível unir flexibilidade, estabilidade, controle e perfeição ao arco elétrico e modo de transferência”, conta o gerente.
ENERGIA SOLAR E SUSTENTABILIDADE – Segundo a ANEEL, até 2024, cerca de 1,2 milhão de geradores de energia solar ou mais deverão ser instalados em casas e empresas em todo o Brasil, representando 15% da matriz energética brasileira e até o ano 2030 o mercado de energia fotovoltaica deverá movimentar cerca de R$ 100 bilhões.
Durante o evento, um dos grandes destaques será o novo Fronius Symo Brasil, com potência de 10kw (com certificação do Inmetro) para complementar a família de inversores solares SnapInventer. A grande novidade é que este equipamento já possui um transformador trifásico e não será necessário instalar um transformador externo para se conectar à rede de três fases. É ideal para plantas comerciais com redes 220V/127V. Seu design inovador SuperFlex fornece o máximo de flexibilidade na concepção do sistema, enquanto a montagem SnapInverter torna a instalação e manutenção mais fáceis.
Além de reduzir custos com a instalação, segundo o técnico da Fronius, João Paulo Ciccheto, apresenta diversos outros benefícios. “Além da qualidade de seus componentes, oferecemos fatores como o resfriamento ativo e o processo de substituição de placas Fronius. É uma manutenção eficiente e acessível”, declara. O Symo Brasil está disponível nas versões 10, 12 e 15kw.
No estande também estarão os inversores ECO, que possuem ampla possibilidade de configuração em seu arranjo, proporcionando maior eficiência no uso de cabos e quadros elétricos em corrente contínua e alternada. “Uma grande vantagem do Fronius Eco é que não necessita de manutenção preventiva. Possui IP 66 e ventilação forçada, fatos que o leva a não dispor de grandes dissipadores de calor em seu entorno. Neste caso, não exige uma limpeza constante, reduzindo gastos com manutenção” alerta João.
Para garantir a qualidade e segurança, todos os inversores Fronius são certificados pelo Inmetro. As classes de potência que vão de 3 a 27,0 kW prometem adequação para, praticamente, todos os tamanhos de sistema, desde residências particulares até grandes estruturas.
SOBRE A FRONIUS – A Fronius está de casa nova e totalmente tecnológica. Sua nova sede está localizada em São Bernardo do Campo (SP), próximo à rodovia dos Imigrantes e ao rodoanel, garantindo agilidade em seu atendimento aos clientes nos serviços de suporte técnico local, peças de reposição e treinamentos. Com mais de 20 anos no Brasil, a Fronius é composta de três unidades de negócios que estão de vento em popa: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição e por uma equipe de 70 profissionais extremamente competentes para atender em todo o país, através de mais de 30 representantes e filiais em todo território nacional.
Fonte: LN Comunicação – Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Fronius