Encontro inédito salienta benefícios e estímulos a formalização
Compartilhe:
Gestores do MEI dos três estados do Sul tiveram primeiro encontro regionalizado
Sala cheia de representantes agentes de desenvolvimento, gestores municipais, responsáveis e atendentes das Salas do Empreendedor dos três estados da Região Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – foi um dos sinais de sucesso da primeira edição do Encontro de Gestores do MEI realizado na manhã desta quarta-feira (19/10) no segundo dia da Mercopar 2022. Ao longo da manhã foram exibidos diversos pontos que devem ser passados aos micro e pequenos empreendedores estimulando na formalização, salientando a facilidade e os benefícios advindos disso.
“Não há mais espaço para políticas só de gabinete”, disse o Coordenador Geral de Microempreendedorismo e Artesanato da Subsecretaria de Micro e Pequenas Empresas do Ministério da Economia, Fábio Silva.
O diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, fez a abertura do encontro trazendo números do setor. Entre eles, o total de 620 Salas do Empreendedor nos três estados do Sul (172 no Rio Grande do Sul). “Esses espaços são a porta de entrada de grande parte dos empreendedores”, pontuou. Conforme os dados, 60% das empresas ativas no Brasil hoje são MEIs. “Nos últimos dois anos, com a pandemia, houve um crescimento de 43% no número de MEIs”, destacou.
Na sequência, o Analista do Núcleo de Simplificação da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Alexander Alvarenga de Melo, tratou a respeito da importância do MEI no ambiente de negócios trazendo informações do Data Sebrae. “Os dados trazem que muitos não se formalizam porque acreditam que é burocrático, tem custos”. Para Melo é preciso informação e trabalho de conscientização. “É importante que ele passe a se ver como empresa, que pode crescer e se organizar (com a formalização). Com isso, os municípios e o estado começam a quantificar e qualificar em volta do empreendedorismo”.
Fábio Silva explanou a respeito do cenário que leva os micro e pequenos a sentirem liberdade de empreender e se regulamentar. Hoje são 14 milhões de formalizados. “Por que preferem a informalidade? Pois têm a sensação de que estão se dando bem, que não pagam os custos da formalidade e têm preços mais competitivos. Fica com a sensação de que está crescendo’’. Isso é uma ilusão que não condiz com a verdade.
O encontro foi encerrado com um painel a respeito da simplificação na emissão da nota fiscal de serviço. O Auditor-Fiscal da Receita Federal, Gustavo Jubé Xavier Nunes, fez a apresentação da interface do novo sistema que poderá ser acessado por aplicativo nos celulares, emissor da web ou conectividade com o API nacional. “A gente está trabalhando no sentido de desobrigar os empreendedores de obrigações acessórias. Para que somente fazendo suas atividades diárias já esteja quite com suas obrigações”, disse.
Foto: Eduardo Rocha / Mercopar
Mercopar 2022
Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de indústria e inovação da América Latina será realizada de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A 31ª edição da Mercopar terá quatro dias de programação e incorpora 60% a mais de área útil em relação ao espaço ocupado no ano anterior. O evento multissetorial contará, ao todo, com 32 mil metros quadrados para receber expositores e visitantes com foco na geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metal mecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. A feira conta com o patrocínio ouro de Sicredi Pioneira, patrocínio master das Empresas Randon, patrocínios Banrisul, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS. Além dos apoios: ABIMAQ, BRDE, Marcopolo e Trashin.
Mais informações: www.mercopar.com.br
Siga nas Redes Sociais: @mercopar