A live com três cases integra o circuito Histórias que Inspiram e ocorre na quarta-feira, 3 de junho.

Empresários da indústria compartilham histórias de superação 1

As diferentes etapas que uma empresa deve seguir para superar momentos de crise, como os que vivenciamos agora, serão apresentadas na live do circuito Histórias que Inspiram dedicada à indústria. “Cada história mostrará uma das etapas desta evolução, desde a preparação interna com gestão financeira, de mercado e estratégica, passando pela rápida reconversão para fazer frente à crise até o desenvolvimento de novos produtos para uma nova realidade de mercado”, afirma o coordenador estadual do Metalmecânico e Energia do Sebrae RS, Fabiano Cislaghi Dallacorte. A live será dia 03 de junho, das 19h às 20h30. Para acompanhar basta acessar sebraers.com.br/historiasqueinspiram.

Para ilustrar cada uma das etapas foram escolhidos três cases de empresas clientes do Sebrae RS. A Gomasul Borrachas, de Bento Gonçalves, durante a crise do coronavírus baseou toda a sua tomada de decisão em dados de gestão já estruturados anteriormente, o que impactou positivamente a rapidez de adaptação da empresa e nova estruturação em um momento em que a capacidade de caixa foi impactada. A lição que fica é a de como é importante preparar a gestão quando o mercado está em alta para que, em momentos difíceis, a tomada de decisão seja rápida e assertiva.

A Floki, de Novo Hamburgo, no início da pandemia, aliou a sua expertise em automação com novas necessidades de mercado e desenvolveu um equipamento de medição de temperatura de pessoas através de sensor sem contato, com sinalização, para triagem de pessoas com temperatura elevada, destinada ao varejo físico. A reconversão incluiu também o desenho de uma solução de software para unir com sistemas de controle de fluxo de pessoas por sensores em shoppings e grandes áreas de varejo, a fim de fornecer dados mais acurados para análise e posterior tomada de decisão. Para clínicas médicas, desenvolveu um software de agendamento com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento e minimizar problemas de espera.

Já a Dmadero, de Campo Bom, buscou outros mercados além do calçadista e moveleiro e começou a oferecer novos produtos. Iniciou a produção de protetores faciais de acrílico, máscara facial, protetor infantil, totem de álcool em gel e tapete sanitizante. Desenvolveu até um sugador de partículas utilizado por dentistas, mostrando que é preciso muita determinação e não temer ir atrás de novos mercados e alternativas.

Além dos relatos dos empresários, a live terá participação do coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia (CITEC) da FIERGS, Daniel Randon, e do coordenador do Conselho da Pequena e Média Indústria (COPEMI) da

FIERGS, Marlos Davi Schmidt. “É importante mostrar a diferença que faz ter a gestão da empresa na mão, estar preparado para poder atuar de uma forma diferente e sair da inércia”, destaca Schmidt. Ele considera também que o enfrentamento da crise com uma perspectiva positiva é uma das grandes lições que serão deixadas.

Mercopar

Empresas que buscam a inovação para os seus negócios e que estão se transformando, procurando novas oportunidades, expandindo a visualização dos seus produtos e da sua marca também são o foco da Mercopar 2020 – Feira de Inovação Industrial, marcada para os dias 6, 7 e 8 de outubro de 2020, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul.

Durante a live, será destacado que o Sebrae RS e a FIERGS mantêm a mobilização para a concretização do evento. O entendimento é o de que neste cenário de provável recuperação da economia, a realização da Mercopar assume ainda maior relevância, já que, sendo umas das maiores feiras de inovação industrial da América Latina, será também uma das plataformas para a retomada da atividade industrial no Brasil.

Histórias que Inspiram – Indústria: 03/06

Saiba mais sobre a transformação e a adaptação da indústria para esse novo momento:

Gilson Rigo – Gomasul Borrachas – Bento Gonçalves

Giuliano Hoffmann – Floki – Novo Hamburgo

Everton Lauxen – Dmadero – Campo Bom

Daniel Randon – Coordenador do CITEC/IEL

Marlos Davi Schmidt – Coordenador do COPEMI/FIERGS

Notícias

Empresários da indústria compartilham histórias de superação

Empresários da indústria compartilham histórias de superação

A live com três cases integra o circuito Histórias que Inspiram e ocorre na quarta-fe...

LEIA MAIS
POSICIONAMENTO MERCOPAR

POSICIONAMENTO MERCOPAR

Informamos que o Sebrae RS e a FIERGS mantêm a mobilização para a realização d...

LEIA MAIS
Mercopar 2020, uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina, será em outubro

Mercopar 2020, uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina, será em outubro

Sebrae RS e FIERGS mantêm a mobilização para a realização da Mercopar – Feira de...

LEIA MAIS
Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização